quarta-feira, 20 de julho de 2011

Genero : Memoria Parte 2

Nas memórias literárias , o que é contado não é realidade exata. A realidade dá base ao que está sendo escrito, mas o texto também traz boa dose de inventividade.
Algumas marcas comuns:
-Expressões em primeira pessoa usadas pelo narrador, como “eu me lembro”, “vivi numa época em que”.
-Verbos que remetem ao passado, como “lembrar”, “reviver”.
-Palavras utilizadas na época evocada, como “vitrola”, “flertar”.
-Expressões que ajudam a localizar o leitor na época narrada, como “naquele tempo”.

Paciência

Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranqüila e acreditando que você irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido , capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade. A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância. A paciência também é uma caridade quando praticada nos relacionamentos

Gênero memórias


O Memorial se constitui em um exercício de interrogação de nossas experiências passadas para fazer aflorar não só recordações/lembranças, mas também informações que confiram novos sentidos ao nosso presente.
A forma como encaramos certas situações e objetos está impregnada por nossas experiências passadas

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Verbos Haver e Existir

Os verbo haver e existir podem ser usados como sinônimos. Na linguagem formal porém,possuem empregos diferentes.As orações com o verbo existir sempre se constroem com sujeito:

Existe uma  proposta para a educação?   
Verbo Singular          Sujeito  Singular

Existem   Verbas para a educação?
Verbo plural       Sujeito Plural

O verbo haver,com sentido de existir,não apresenta sujeito,mantendo-se sempre na 3ª Pessoa do Singular.

Há uma proposta para a educação?
3ªPessoa do Singular

Ha verbas para a educação?
3ªPessoa do singular

Na linguagem coliquial,é corrente o uso do verbo ter com sentido de haver.Por exemplo:tem muita gente nesta sala.(No lugar de"Há muita gente nessa sala").

"Mas existem vários tipos de guerra
No Brasil houve guerras secretas".